Junta de Freguesia de Silva Junta de Freguesia de Silva

História

Antigamente a freguesia da Silva era conhecida por São Julião do Calendário do Neiva e São Julião do Calendário do Tamel e depois por São Julião do Calendário da Silva. São Julião é o padroeiro e protetor da freguesia. A palavra Calendário, neste contexto, refere-se à reunião, no primeiro dia de cada mês, dos Sacerdotes de uma região, na sede de uma freguesia, para tratar de assuntos eclesiásticos.

O nome desta freguesia provém da grande casa fundada pela família Silva. Provenientes da Galiza, os Silvas entraram em Terras que atualmente pertencem a Portugal em meados do séc. XI. Os Silvas instalaram-se na torre da freguesia de São Julião da Silva, do concelho de Valença, sendo esse o principal solar desta família em Portugal.

A casa da família Silva na nossa freguesia pertence, desde 1935, à Congregação do Espírito Santo, por testamento da sua última proprietária, Maria Antónia de Sousa da Silva Alcoforado. Na verga da porta da capela de São Bento, sita no jardim da Casa da Silva (actual Seminário ), existe a seguinte inscrição: " António de Sousa Alcoforado 1578" e, na tampa da sepultura aí existente, podemos ler a seguinte inscrição: " Francisco de Sousa da Silva Alcoforado de Lencastre. Nasceu a 25 de Fevereiro de 1797 e faleceu a 12 de Maio de 1870 ".

As primeiras referências à nossa Terra surgem nas Inquirições de 1220 de D. Afonso II, onde se diz que o Rei não tem nenhum reguengo e que não é padroeiro e que esta igreja tem sesmarias. Também vem mencionada nas inquirições de 1258 de D. Afonso III.

© 2024 Junta de Freguesia de Silva. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia